quinta-feira, 22 de agosto de 2013

VOCÊ JÁ PENSOU EM TORNAR-SE UM MAÇOM ?

Texto publicado na Loja Maçônica Azylo de Caridede no 427, Petrópolis, RJ
Federada ao GOB
Baseado em texto do Masonic Renewal Committee of North America

A Franco-Maçonaria é a mais antiga e maior Fraternidade do mundo. Entre seus membros, estão incluídos Reis, Presidentes, Primeiro - Ministros, Estadistas, Generais, Almirantes, Astros de Ópera e de Cinema, e possivelmente, seu vizinho da porta ao lado.
A Maçonaria está sempre pronta para receber bons homens na Fraternidade. E está pronta para receber VOCÊ, se em seu coração, você for capaz de responder “sim” a algumas questões:
-  Você acredita que existe alguma coisa chamada Honra, e que o homem tem a responsabilidade de agir com honra em tudo àquilo que ele faz?
Os Maçons ensinam a viver esse princípio. Nós acreditamos que a vida, quando não fundamentada em Honra, é pobre e vazia – e que um homem que age sem Honra, é menos do que um homem.
- Você acredita em Deus, ou em um Princípio Criador do Universo?
Nenhum ateu poderá se tornar um Maçom. Maçons não se importam com a fé individual de cada um – isso é uma questão entre você e o seu Deus – mas é fundamental que o homem acredite em um Ser Supremo. A Maçonaria não é uma religião.
- Você está pronto para permitir que outras pessoas tenham o direito a ter suas próprias crenças e convicções, ao invés de força-las a acreditar no seu ponto de vista?
A Maçonaria insiste na Tolerância – no direito de cada pessoa de pensar por si própria a respeito de religião, e assuntos políticos.
- Você acredita que um homem tem a responsabilidade de deixar esse mundo um lugar melhor do que quando o encontrou?
A Maçonaria ensina que cada homem tem o dever, não somente para consigo mesmo, mas para com os outros. Nós devemos fazer o que pudermos para fazer esse mundo um lugar melhor. Não importa se isso significa limpar o meio ambiente, trabalhar em projetos civis, ou ajudar crianças a andar ou ler, ou mesmo a ver – o mundo tem que ser um lugar melhor, por que nos foi dado a oportunidade de passar por ele, de viver nele.
- Você acredita que não apenas é mais abençoado o ato de dar do que receber, e que, além disso, é muito mais divertido também?
Maçons se encontram envolvidos nos problemas e nas necessidades das outras pessoas, por que nós sabemos como é bom, e como é boa a sensação – diferente de todas as outras – de poder ajudar. A maioria da nossa ajuda é feita anonimamente. Nós não estamos procurando por gratidão; somos mais do que recompensados pelo sentimento que vem por saber que fomos capazes de ajudar uma pessoa a passar por uma adversidade, de modo a que sua vida possa simplesmente continuar.
- Você está pronto a ajudar seus Irmãos quando eles necessitarem, e/ou, além disso, aceitar a ajuda deles quando você precisar?
Maçonaria é mútua ajuda. Não apenas ajuda financeira (embora haja isso também), mas também ajuda no sentido de estar lá quando se precisa, dando apoio, ou simplesmente emprestando um ouvido amigo a um Irmão.
- Você acredita que há alguma coisa a mais na vida do que o sucesso financeiro?
Maçons sabem que o autodesenvolvimento é mais precioso do que dinheiro no banco, posição social, ou poder político. Essas coisas podem acompanhar o autodesenvolvimento, mas não são seus substitutos. Maçons trabalham na construção de suas vidas e no caráter, da mesma maneira que um carpinteiro trabalha na construção de uma casa.
- Você acredita que uma pessoa deve fazer o máximo para ser um bom cidadão e que se tem o dever moral de ser honesto para com o país em que se vive?
Maçons acreditam que uma nação é tão forte como são a Liberdade, Igualdade e a oportunidade de desenvolvimento humano que deve ser dado a todos. Um Maçom deve ser fiel a seu governo e seus ideais. Ele apoia as leis e a autoridade quando ambos são Justos e aplicados de forma igual para todos. Nós apoiamos e mantemos os princípios de um bom governo e nos opomos a qualquer influência que possa dividi-lo de maneira degradante dos seus ideais para qual foi eleito.
- Você acredita que um homem deve demonstrar Compaixão pelos outros, e que a Divindade de Coração é o mais importante dos Valores Humanos?
Maçons acreditam. Nós acreditamos em uma certa “reverência” pelas criaturas que vivem, uma doçura pelos que sofrem. Uma gentileza amável pelos nossos companheiros, e um desejo de fazer o certo apenas por que é o certo. A Maçonaria ensina que, embora todos os homens são falhos e capazes de cometer muitos erros, quando eles descobrem a Divindade em seus corações, eles acham a verdadeira essência da Virtude. A Maçonaria acredita que o homem deve manter uma atitude de boa vontade, e promover a unidade e a harmonia nas relações com o próximo, com sua família e com a sua comunidade.
Os Maçons chamam isso de Fraternidade de Homens. Isso realmente significa que cada Maçom faz o seu dever em seguir essa Regra Dourada. Essa é a razão da Maçonaria ser chamada de uma das maiores forças para o Bem do mundo.
Se você foi capaz de responder “SIM”, então deveria considerar seriamente a possibilidade de se tornar um Maçom.
A Franco Maçonaria oferece muito a seus membros – a oportunidade de crescer, de evoluir, de fazer a diferença, de construir um mundo melhor para nossos filhos. Ela oferece a chance de estar junto e trabalhar com homens que tem os mesmos Valores e Ideais – homens que responderam “SIM” a essas questões.
É fácil encontrar mais a respeito. Encontre um Maçom e pergunte a ele sobre Maçonaria. Você provavelmente conhece alguns Maçons. Ou talvez tenha visto o Esquadro e o Compasso, como a que aparece nesse folheto em algum adesivo nos pára-brisas de algum carro, ou tenha o visto em algum pin na gola de um paletó. Se você sabe onde fica a Loja de sua comunidade, pare e pergunte, ou simplesmente telefone e peça para falar com o Secretário da Loja. Ele ficará feliz em ajudar.
Você já considerou a possibilidade de se tornar um Maçom? 
Nós gostaríamos de falar com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário