sexta-feira, 8 de julho de 2011

A importância do C.•.M.•. no desenvolvimento da Maçonaria

Esteio, 01 de julho de 2011

Grande Oriente do Rio Grande do Sul
Loja Luz, Vida e Amor


A importância do C.•.M.•. no desenvolvimento da Maçonaria


Venerável Mestre
Irmão Primeiro Vigilante
Irmão Segundo Vigilante
Caros Irmãos


O companheiro situa-se como fator de equilíbrio, porque, dirigindo-se aos Aprendizes, lhes estende a mão. Pendendo para os Mestres, recebe consideração maior, prosseguimento dos estudos e permuta de conhecimentos.
Como disse nosso Venerável Mestre ao nosso Irmão Segundo Vigilante, estamos entrando em uma nova fase em nossas vidas Maçônicas, passamos de simples observadores para observados e com isso crescem nossas responsabilidades, pois como agora os Aprendizes estarão se espelhando em nós, procurando ver nossas atitudes, procurando ver em nós as virtudes alcançadas que nos tornaram Companheiros, buscando com isso o seu crescimento para um dia também chegar a este grau.
Em uma Loja sempre deve haver equilíbrio, não só em relação numérica entre Aprendizes, Companheiros e Mestres, mas também um equilíbrio em nossas atitudes. Vamos servir de exemplo para que vários Irmãos se espelhem em nós para poder galgar a este posto e por isso nossa responsabilidade aumenta consideravelmente.
Se nós chegamos a este grau, foi por demonstrar interesse, foi por estudar e trabalhar com afinco, deixando de lado brincadeiras e vícios atos que tínhamos antes do ingresso na Maçonaria e quando Aprendizes, não podemos nunca dar mau exemplo aos que estão nos observando.
A nossa importância agora como Companheiros Maçons está aumentando diretamente com nossas obrigações, devemos servir de elo entre os Aprendizes e os Mestres, podemos dar exemplo e auxiliar aos Aprendizes e solicitar mais conhecimentos dos nossos Mestres. Se conseguimos chegar a este grau, é porque os Mestres viram em nós virtudes de sermos melhores indivíduos e com isso estarão nos ajudando sempre a crescer mais e mais.


Marcos Antonio Peruzzolo
Companheiro Maçom

Nenhum comentário:

Postar um comentário